Letramento(s) histórico(s): Uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História

Autores

  • Helenice Aparecida Bastos Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v13i2.1061

Resumo

O artigo aborda os termos letramento e letramento histórico, registrando que sua acepção está  em construção e sujeita a disputas. Demonstra que há, ao menos duas tendências predominantes em sua compreensão e defende uma proposta pluralista de letramento histórico, em que o mesmo ocorre na relação com diferentes instâncias sociais, culturas escritas e históricas. Nessa proposta, defende o investimento em letramentos históricos sustentados em diferentes eixos e dimensões, oportunizando uma formação histórica ampla aos alunos da escola brasileira.

Biografia do Autor

Helenice Aparecida Bastos Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de janeiro. Procientista e Pesquisadora 2 do CNPQ com o projeto Narrativa nos livros didáticos: tradições e Rupturas, fonte praa este artigo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Oficinas de História.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bastos Rocha, H. A. (2021). Letramento(s) histórico(s): Uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História. Revista Territórios E Fronteiras, 13(2), 275–301. https://doi.org/10.22228/rtf.v13i2.1061

Edição

Seção

Artigos