Apresentação de Dossiê: A virada de gênero na historiografia brasileira: pesquisas, temáticas e debates

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i1.1039

Resumo

Desde que o texto Gênero: uma categoria útil de análise histórica, da historiadora Joan Scott, foi traduzido e publicado, em 1990, pela revista Educação e Realidade, abriu-se um campo oportuno para desenvolver pesquisas sobre o tema na historiografia brasileira. Entre experimentações, resistências e novos olhares para os arquivos, se tornou possível conhecer as experiências de sujeitos até então silenciados.      Nesse sentido, o presente dossiê tem por objetivo pensar os impactos que os estudos de gênero causaram na historiografia brasileira nas últimas décadas. Como uma reflexão teórica, essa área de conhecimento alterou o modo como analisamos a constituição dos arquivos, a crítica documental, o contexto dos nossos objetos de pesquisa e a leitura do passado.       Tais reflexões possuem também uma dimensão política ancorada na ideia, dentre outras, de que visibilidade importa. Partindo desses pressupostos, discentes de cursos de História cobram que professores coloquem nos seus programas de cursos autoras e mulheres negras. A formação inicial de professores de História, de modo semelhante, produz discussões sobre relações de gênero e sexualidade no âmbito da história ensinada. Coletâneas, dossiês, artigos em revista, livros mostram que historiadoras e historiadores descobriram, questionam, produzem e experimentam os estudos de gênero. Acreditamos que chegou o momento de nos unirmos para pensar essa trajetória, sobretudo num momento de tamanho ataque à essa área de pesquisa, atentando para o seu percurso, as resistências, as tensões dos estudos de gênero com diferentes correntes historiográficas, os usos de conceitos, a influência de pensadoras no nosso modo de questionar, pensar e escrever sobre o passado. 

Biografia do Autor

Joana Maria Pedro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.

Paulo Roberto Souto Maior Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Pedro, J. M., & Souto Maior Júnior, P. R. (2021). Apresentação de Dossiê: A virada de gênero na historiografia brasileira: pesquisas, temáticas e debates. Revista Territórios E Fronteiras, 14(1), 04–08. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i1.1039