“O Doente Parecia Mordido De Cobra, De ‘Bicha Venenosa’”: Anotações Sobre A Febre Amarela Na Paraíba

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v13i1.1019

Resumo

Esse texto tem por objetivo analisar as epidemias de febre amarela no território paraibano nos três ataques epidêmicos em que assolou a população com seu “veneno mortal”. Uma história amarela, venenosa, febril, mórbida. Metodologicamente, me aproprio do conceito de monumentalização do documento proposto por Jacques Le Goff (1994) para pensar a escrita da história das doenças. Conclui-se que durante os surtos epidêmicos, a Paraíba viveu um período de desorganização e reorganização social através de um embate bélico contra a doença.Palavras-chave: Febre amarela. Epidemia. Paraíba.

Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação (PPGE/UFPB). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFCG). Pesquisador da História da Saúde e das Doenças.

Referências

AGUIAR, Wellington. A velha Paraíba nas páginas de jornais. João Pessoa: A União, 1999.

ALBUQUERUE, Antonio Coelho de Sá. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Antonio Coelho de Sá Albuquerque. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1851.

ALBUQUERQUE, Antonio Coelho de Sá. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Antonio Coelho de Sá Albuquerque. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1852.

ALMEIDA, José Américo de. A Paraíba e seus problemas. João Pessoa: Paraíba, 1980.

BALHANA, Altiva Pilatti; WESTPHALEN, Cecília Maria. As fontes para a história social do Brasil Meridional. Rio de Janeiro: BIB, 1987.

BENCHIMOL, Jaime L.. Doenças como construções: os exemplos da Febre Amarela e do Calazar. In: FRANCO, S. P.; NASCIMENTO, D. R.; SILVESTRE, A. J. T.. Uma história brasileira das doenças. V. 8. Belo Horizonde: Fino Traço, 2018, p. 11-62.

BEZERRA, José Vicente de Amorim. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba José Vicente de Amorim Bezerra. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1850.

CASTRO, Oscar Oliveira de. Medicina na Paraíba. João Pessoa: A União, 1945.

CUNHA, Manoel Clementino Carneiro da. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Manoel Clementino Carneiro da Cunha. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1857.

FRANCO, Odair. História da febre-amarela no Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 1969.

FREIRE, Flávio Clementino da Silva. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Flávio Clementino da Silva Freire. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1853.

FREIRE, Flávio Clementino da Silva. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Flávio Clementino da Silva Freire. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1854.

JARDIM, Vicente Gomes. Monographia da Cidade da Parahyba do Norte. Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, João Pessoa, n. 03, p. 108-109, 1911.

LIMA, Francisco D’Araújo. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Francisco D’Araújo Lima. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1862.

MAROJA, Flávio. Nossa hygiene. Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, João Pessoa, n. 03, p. 431-437, 1911.

NÓBREGA, Humberto. As raízes das ciências da saúde na Paraíba. João Pessoa: UFPB, 1979.

PINTO, Antonio da Costa. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Antonio da Costa Pinto. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1856.

RASCKE, Karla Leandro. Um funeral digno: celebrações da morte na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (1888-1925). Revista Afro-Ásia, n. 50, p. 129-169, 2014.

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912-1924). Rio de Janeiro: AMCGuedes, 2015.

SUASSUNA, João. Mensagem apresentada a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba pelo Presidente da Paraíba João Suassuna. Parahyba do Norte: Imprensa Official, 1926.

SUASSUNA, João. Mensagem apresentada a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba pelo Presidente da Paraíba João Suassuna. Parahyba do Norte: Imprensa Official, 1927.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Soares Júnior, A. dos S. (2020). “O Doente Parecia Mordido De Cobra, De ‘Bicha Venenosa’”: Anotações Sobre A Febre Amarela Na Paraíba. Revista Territórios E Fronteiras, 13(1), 383–405. https://doi.org/10.22228/rtf.v13i1.1019