CHAMADA TEMÁTICA: Português como Língua Estrangeira: múltiplos olhares

2021-04-22
A Revista Diálogos (UFMT) RevDia – ISSN 2319-0825 – Qualis B2 está recebendo artigos e resenhas para volume de 2021/2 até dia 01 de setembro de 2021. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo site da revista, em submissão de artigos. A previsão de publicação é até dezembro de 2021. O tema desse número será: Português como Língua Estrangeira: múltiplos olhares. As instruções para os autores e submissões estão disponíveis em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/about/submissions.

O campo de pesquisas sobre português para estrangeiros tem se destacado por diferentes perspectivas teóricas e analíticas no âmbito dos estudos da linguagem. Dito isso, a nomenclatura mais utilizada no âmbito dos estudos sobre essa área tem sido Português como Língua Estrangeira (PLE), em virtude da fundação dessa área do conhecimento e da sua amplitude de abordagens teóricas. No entanto, há outras nomenclaturas que proporcionam outros olhares epistemológicos para esse campo de pesquisa e atuação, tais como: Português como Língua Adicional (PLA); Português como Língua de Acolhimento (PLAc); Português para Falantes de Outras Línguas (PFPOL); Português como Língua Não Materna (PLNM) e Português como Língua de Herança (PLH). Este volume temático propõe abrigar essas várias perspectivas de estudos de PLE, sobretudo, no cenário migratório que o Brasil está vivenciando nos últimos anos.

Organizadores: Prof. Dr. Fabricio Paiva Mota (UFRR), Prof. Me. Marcus Vinícius da Silva (UFRR), Prof. Ma. Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)