“Imbrochável, incomível e imorrível”

Uma análise do bolsonarismo à luz das masculinidades

Autores/as

Resumen

Neste artigo, voltamo-nos à análise de alguns discursos proferidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro à luz do campo das masculinidades. Interessou-nos, sustentados na perspectiva foucaultiana do discurso enquanto prática discursiva, compreender qual masculinidade é produzida a partir de um discurso caracterizado por uma declarada e indisfarçável misoginia, sexismo, racismo e lgbtfobia. Assim, ao mapear e analisar notícias e postagens disponibilizadas em mídias sociais (noticiários online, plataformas digitais, redes sociais etc.) objetivamos deslindar a narrativa ideológica bolsonarista em torno de uma masculinidade pretensamente “imbrochável, incomível e imorrível”.

Biografía del autor/a

Carlos Júnio de Oliveira Assunção, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Pitágoras de Minas Gerais (2014). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2023). Atualmente, psicólogo judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

ESMAEL ALVES DE OLIVEIRA, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduado em Filosofia e Psicologia, Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFAM), Doutor em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi)  da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Realizou Pós-doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) junto a linha de pesquisa Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade.

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

de Oliveira Assunção, C. J. ., & OLIVEIRA, E. A. D. (2024). “Imbrochável, incomível e imorrível”: Uma análise do bolsonarismo à luz das masculinidades. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16164