Corporalidades-Digitais: Sobre metodologias de pesquisa dos encontros entre corpos-ciborgues-digitais
DOI:
10.31560/2595-3206.2019.6.9959Resumo
Este artigo problematiza metodologicamente desafios etnográficos para a investigação sobre o corpo e suas relações no contexto atual. Atravessando pelas perspectivas de corporalidades, dos ciborgues e as novas possibilidades de experiências e relações na contemporaneidade, apresento a etnografia digital, como uma forma de apreender a rede de relações que corpos estabelecem na construção de vínculos, de sentidos e identificações. Para tanto, apresento uma argumentação sobre a relação entre corpos, natureza e cultura, com suas consequências para a constituição de redes. Em segundo lugar, discuto como metodologicamente tenho seguido os rastros dos atores, a fim de reconstituir suas redes, demonstrando a aparição do “digital” como espaço e práticas sociais relevantes para isso. Em terceiro lugar, argumento sobre o lugar que o digital tem ocupado na cultura contemporânea e as possibilidades e experiências etnográficas para segui-lo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.