A Mortífera Normatividade: O silenciamento das dissidências sexuais e de gênero suicidadas
DOI:
10.31560/2595-3206.2019.5.9935Resumo
A compreensão do comportamento suicida da população sexo-gênero-diversa brasileira não pode se restringir ao prisma da singularidade dos sujeitos que atentam contra a própria vida. É necessário considerar o difuso preconceito e a discriminação, tão capilarizado na sociedade, e seu efeito na experiência de um sofrimento psíquico insuportável. Nesse sentido, o presente trabalho tem como escopo promover uma reflexão crítica acerca do elevado número de casos de suicídio de dissidências sexuais e de gênero como um fenômeno social à serviço da normatividade. Através do compartilhamento de pesquisas e de dados relacionados a esse fenômeno, a indiferença do Estado frente às violentas mortes dessa população é vista aqui como uma necropolítica direcionada aos sujeitos desviantes. Tal política de morte seria uma forma de atender aos anseios de parcela da sociedade, que visa a eliminação de pessoas que colocam em xeque os ditames da cisheteronormatividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.