Quando Tiê virou Melodia: Uma radiobiografia de Dona Ivone Lara

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DOI:

10.31560/2595-3206.2018.2.9094

Resumo

As mulheres negras sempre estiveram presentes no processo de formação da cultura brasileira. Literatura, teatro, cinema, artes plásticas e música. Suas presenças, porém, acabam reduzidas ao âmbito de suas comunidades imediatas, como a família, vizinhança e amigos. Suas produções são pouco disseminadas e analisadas. No campo da música, algumas dessas mulheres negras são verdadeiras guardiãs das tradições orais da musicalidade negra. Mesmo se deslocando e se expressando dentro de ambientes racistas e patriarcais, elas mantêm vivas as memórias por meio da força de suas músicas e, ainda, se tornando pilares de sustentação da ancestralidade. Dona Ivone Lara é uma dessas mulheres. Filha de uma cantora e de um violonista, traz a arte dentro de si. Sua genialidade fez com que ela disseminasse, mesmo que tardiamente, sua música por todo mundo e deixasse de ser Yvonne, a prima de Fuleiro, esposa de Oscar, para se tornar a Dona Ivone Lara, a Dona da Melodia. Voa, Tiê!

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Oliveira, E. G. de. (2019). Quando Tiê virou Melodia: Uma radiobiografia de Dona Ivone Lara. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 1(2). https://doi.org/10.31560/2595-3206.2018.2.9094

Edição

Seção

Tessituras Artísticas