Diálogos sobre Lesbianidades. Uma breve incursão histórica e análise das produções recentes
DOI:
10.31560/2595-3206.2018.2.9089Resumo
O presente artigo trata do tema da homossexualidade, mas especificamente das lesbianidades. Discute a patologização da homossexualidade na transição do século XIX para o século XX, assim como faz um recorte sobre lesbianidades a partir de uma breve perspectiva histórica para depois investigar, na segunda metade do século XX, a eclosão do processo afirmativo dos movimentos lésbicos no Brasil. Pensar sobre a existência e a resistência dessas mulheres, a partir de marcadores desta compilação traz para a pauta cotidiana o pensamento sobre a necessidade de problematizarmos a falta de protagonismo dos estudos em lesbianidades no Brasil. Após esta incursão histórica, investiga as recentes produções sobre a temática produzidas no país, em especial as publicações de 2016 e 2017. O desenho deste artigo nasce da necessidade de refletir sobre as (in)visibilidades das lésbicas e promover este debate para além dos muros da Universidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.