LGBTfobia e situação de rua: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-24Resumo
Na interseccionalidade, mais de duas formas de vulnerabilidade marcam as vivências de um determinado indivíduo. No que diz respeito à LGBTfobia e à realidade da pessoa em situação de rua, faz-se necessário questionar se as demandas em saúde dessa intersecção são atendidas e se as intervenções em saúde são realizadas para esse público. Essa revisão integrativa teve como objetivo investigar os impactos da LGBTfobia na saúde da População em Situação de Rua. Buscou-se textos publicados em português e inglês, entre 2017 e 2023, que abordassem a saúde física e mental desse grupo. Foram selecionadas 16 publicações sendo algumas construídas a partir de uma metodologia etnográfica, na qual o objeto de estudo e os pesquisadores estão em contato direto. Após a leitura de todo o material disponível, compreendeu-se que, apesar de a temática abordada pelos estudos possuir muita relevância social, há uma escassez de estudos abrangentes e muitas dificuldades no acesso a serviços de saúde devido a barreiras como exigência de documentos e discriminação institucional. Embora existam políticas públicas voltadas para esse público, sua implementação é limitada, especialmente em grandes centros urbanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

