Os sonhos de pessoas trans no estado do Pará
a liberdade ou a capacidade de se autodeterminar
Resumo
Este trabalho analisa as respostas de pessoas trans entrevistadas pelo projeto “Trabalho, Emprego e Renda Trans: estudo sobre o acesso ao mercado de trabalho de pessoas transgêneras no estado do Pará”, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é identificar os maiores desejos profissionais e sonhos dessa população. Inicialmente, a pesquisa apresenta o perfil dos entrevistados e, em seguida, expõe as respostas às perguntas: “Qual seu maior desejo profissional?” e “Qual seu maior sonho de vida?”. O estudo também aborda o significado de "sonho" para definir seu uso neste contexto. A partir de uma análise de conteúdo, o objetivo é mostrar que a análise das experiências de sofrimento e injustiças vividas pela população trans no Brasil requer a escuta empática de suas narrativas, compreendendo demandas materiais, como moradia, e simbólicas, como o reconhecimento social. A principal contribuição é demonstrar que é possível estudar a alienação do mercado de trabalho vivida pelas pessoas trans a partir de seus próprios relatos, evidenciando as raízes sociais desse fenômeno e como ele impacta de forma ambivalente a formação de sua vontade e liberdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.