Às Claras: lesbianidades nas telenovelas brasileiras
DOI:

Resumo
O artigo observa como tem se dado as lesbianidades, enquanto práticas e identidades, em telenovelas brasileiras recentes. Dessa forma, partimos das obras Em família (2014), analisando as personagens Clara e Marina, e Vai na fé (2023), com Clara e Helena. Para pensar práticas e identidades, questionamos, a primeiro momento, quem é uma lésbica, fazendo um preâmbulo sobre a sexualidade a fim de propor um horizonte político sobre as lesbianidades; em seguida, é dado um panorama a respeito das homossexualidades femininas na teledramaturgia. Questões referentes às telenovelas brasileiras e ao imaginário social, a partir de Lopes (2009), são apresentadas para que seja possível compreender as inquietações envolvidas. Para alcançarmos os objetivos propostos, será aplicado o procedimento metodológico apresentado por Rose (2002), denominado Análise de Imagens em Movimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.