Gênero e masculinidades no pole dance: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-12


Resumo

O objetivo do artigo foi apresentar e discutir através dos pressupostos da Revisão Integrativa da Literatura, a produção acadêmica sobre as masculinidades no Pole Dance. A partir da busca sistematizada em sete indexadores, foram encontrados 7 estudos dentro do tema e foram apresentados em 3 categorias temáticas de análise. Os resultados indicam uma lacuna na literatura brasileira sobre as masculinidades no Pole Dance, uma vez que os estudos se concentram fora do país, principalmente na República Tcheca e Inglaterra. A inserção masculina na prática se dá principalmente pelas companheiras afetivas e amigas. O apoio da família é um fator importante para a permanência desses homens no Pole Dance. Alguns homens reforçam ideias cisheterocentradas ao se distanciar das representações de feminilidades incorporando aspectos da cultura masculina para significar suas performances, mesmo que praticar o Pole Dance signifique afastar-se desses ideais. Contudo, ao acionar as representações de masculinidades alguns Poledancers as tensionam, questionando-as a partir de detalhes subjetivos nas performances. A utilização desses elementos pode ser entendida como uma estratégia para dar o signo de esporte ao Pole Dance, isso contribui para o afastamento de suas raízes com o striptease e educa o público para um novo Pole Dance. A experiência masculina no Pole Dance é caracterizada por uma tensão entre a busca por autoexpressão e as expectativas sociais que questionam suas masculinidades. Essa vivência permite que eles desafiem representações de gênero tradicionais, ao mesmo tempo em que vivenciam a complexidade de suas experiências individuais com a prática. Assim, o Pole Dance se torna um meio de resistência e ressignificação das masculinidades contemporâneas.

Biografia do Autor

  • Juan Kal Rosa Romero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH UFRGS - Bolsista CAPES - Integrante do Grupo de Estudos sobre Relações de Gênero, Educação e Violência (GERGEV/GRECCO) - Especialização em  Docência no Ensino Superior e  Educação Física Escolar e Inclusão em andamento - Bacharel em Educação Física pela Faculdade Sogipa de Educação Física. Área temática de estudo: gênero, sexualidade e seus atravessamentos na Educação Física. 

  • André Luiz dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

    André Luiz dos Santos Silva é Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Pós Doutorado em Educação, também pela UFRGS. É professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - GRECCO (Grupo de Estudos Sobre Cultura e Corpo) e do Grupo de Estudos sobre Relações de Gênero Educação e Violência (GERGEV). É Coordenador adjunto dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFRGS, bem como Editor de Área da Revista Movimento. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Memórias da Educação Física e Esportes e do Grupo de Trabalho Temático Gênero, ambos vinculados ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Integra a Comissão de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é membro do Conselho Universitário na mesma instituição

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Publicado

05-04-2025

Edição

Seção

Revisões bibliográficas

Como Citar

Gênero e masculinidades no pole dance: uma revisão integrativa da literatura. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-12