Interseccionalidade em Mulheres, raça e classe, de Angela Davis
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-106Resumo
Esta resenha visa explorar como Angela Davis aborda as complexas interseções de gênero, raça e classe em uma de suas obras mais relevantes: Mulheres, Raça e Classe, publicada em 1981. A autora, em sua obra, objetiva analisar, a partir de um prisma interseccional, as opressões enfrentadas pelas mulheres negras. Analisando desde o período da escravidão até a sociedade moderna, Davis examina, de maneira objetiva e profunda, as estruturas e dinâmicas de poder que moldam a vida e a liberdade das mulheres negras em um contexto histórico-social marcado pela desigualdade e injustiça social. Tem como propósito averiguar a relevância e o impacto da obra na crítica feminista, nos estudos culturais e na filosofia, especialmente pela forma como a autora apresenta as experiências das mulheres negras em sua incessante busca por igualdade e liberdade. Em consonância com a obra analisada, busca-se investigar os argumentos sobre as inter-relações entre patriarcado, racismo e capitalismo, e como esses elementos perpetuam a exploração e marginalização das mulheres negras e de outras mulheres na sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

