A (Falta de) Proteção aos Refugiados LGBTQIA+ no Brasil

Reflexões Sobre Limitações Governamentais Diante de Um Sistema de Estados Opressivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-77


Resumo

Este artigo explora de forma crítica a proteção dos refugiados LGBTQIA+ no Brasil, oferecendo uma análise inovadora ao conectar a teoria queer com o marxismo. Utilizando um estudo de caso qualitativo e exploratório, a pesquisa, por meio da análise documental, examina o material do ACNUR referente aos anos de 2010 a 2018, revelando que, embora o Estado brasileiro tenha mostrado compromisso com políticas de direitos humanos, faltam iniciativas que abordem a intersecção entre refúgio e dissidência sexual. A originalidade desta pesquisa também está na crítica às políticas de direitos que, apesar de formalmente estabelecidas, são frequentemente limitadas e de caráter meramente legal, sem conseguir garantir a efetivação cabal de direitos humanos, pois ignora a falta de acesso pleno a serviços essenciais. Em outras palavras, a existência de leis não garante a sua concretude. Ao fazer um diálogo entre marxismo queer e os estudos sobre migração, o artigo desafia abordagens tradicionais, oferecendo um novo olhar sobre a inadequação do sistema estatal na proteção de minorias sexuais e de gênero.

Biografia do Autor

  • Kelvin Araújo da Nóbrega Dias, UEPB

    Bacharel (2019) e mestre (2024) em Relações Internacionais pela UEPB. No mestrado, pesquisou a paradiplomacia do Consórcio Nordeste na linha de pesquisa Política Externa e Segurança. Atuou no programa #tmjUNICEF, iniciativa para combater notícias falsas e promover os direitos humanos durante a pandemia de COVID-19. Na graduação, desenvolveu pesquisas sobre direitos humanos no contexto do debate entre universalismo e relativismo cultural. Pós-graduado em Comércio Exterior pela FAVENI (2021). Atualmente investiga áreas e temas relacionados à teoria crítica, marxismo queer e familismo. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Sexuais Internacionais (PoliSexI) da UFPB.

    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2383171858808378

Downloads

Publicado

05-12-2024

Como Citar

A (Falta de) Proteção aos Refugiados LGBTQIA+ no Brasil: Reflexões Sobre Limitações Governamentais Diante de Um Sistema de Estados Opressivo. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-77