A construção teórica de um programa voltado para a população LGBTQIAPN+ pelo viés da Competência em Informação: o PDCIn-LGBTI+
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Resumo
Na sociedade brasileira, minorias sociais, tais como povos indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, população negra etc., podem sofrer com o preconceito e, ou discriminação por não estarem dentro de padrões e normas sociais impostos socialmente. Nesse sentido, ter acesso a informações que levem para os direitos sociais, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, pode ter auxílio do desenvolvimento da Competência em Informação, tendo em vista que a mesma seria um conjunto de habilidades que irão ajudar com que as pessoas encontram as informações, saibam onde buscar, como acessá-las e avalia-las. Assim, objetivando-se a materialização teórica de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação com foco nas pessoas LGBTQIAPN+, pelo viés da educação e informação, pode contribuir para redução de vulnerabilidade social, em razão de preconceito e discriminação que essas pessoas passam. Posto isto, a pesquisa é bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, utilizando bases de dados como a BRAPCI, Scielo, Portal da CAPES, Web of Science e LearnTechLib, bem como instituições que trazem documentos acerca da realidade dessa população e demais temas correlatos. Por fim, na apresentação de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação com foco nas pessoas LGBTQIAPN+ percebe-se que este pode vir a somar em esforços para a redução de desigualdades sociais, bem como o combate a vulnerabilidade social e violências, por meio da via educacional e informacional que esta pesquisa traz, espera-se que este artigo possa gerar debates e inquietações na academia, bem como futuras pesquisas dentro dessa temática.
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