A construção teórica de um programa voltado para a população LGBTQIAPN+ pelo viés da Competência em Informação: o PDCIn-LGBTI+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-6


Resumo

Na sociedade brasileira, minorias sociais, tais como povos indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, população negra etc., podem sofrer com o preconceito e, ou discriminação por não estarem dentro de padrões e normas sociais impostos socialmente. Nesse sentido, ter acesso a informações que levem para os direitos sociais, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, pode ter auxílio do desenvolvimento da Competência em Informação, tendo em vista que a mesma seria um conjunto de habilidades que irão ajudar com que as pessoas encontram as informações, saibam onde buscar, como acessá-las e avalia-las. Assim, objetivando-se a materialização teórica de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação com foco nas pessoas LGBTQIAPN+, pelo viés da educação e informação, pode contribuir para redução de vulnerabilidade social, em razão de preconceito e discriminação que essas pessoas passam. Posto isto, a pesquisa é bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, utilizando bases de dados como a BRAPCI, Scielo, Portal da CAPES, Web of Science e LearnTechLib, bem como instituições que trazem documentos acerca da realidade dessa população e demais temas correlatos. Por fim, na apresentação de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação com foco nas pessoas LGBTQIAPN+ percebe-se que este pode vir a somar em esforços para a redução de desigualdades sociais, bem como o combate a vulnerabilidade social e violências, por meio da via educacional e informacional que esta pesquisa traz, espera-se que este artigo possa gerar debates e inquietações na academia, bem como futuras pesquisas dentro dessa temática.

Biografia do Autor

  • André Luiz Avelino da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

    Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC). Bibliotecário membro do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14 Região (CRB-14 Gestão 2024-2026), e Professor Universitário. Formado em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Marketing Digital pela Faculdade UniBF, especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), da UFSC. Membro do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de estudos e pesquisas em informação antirracista e sujeitos informacionais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). ORCI: https://orcid.org/0000-0002-0521-9517 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3897397131631111

  • Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

    Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, de 01/03/2020 a 28/02/2023 e de 01/03/2023 a 28/02/2026 - Processo: 308477/2022-7. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da Competência em Informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da Competência em Informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

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Publicado

05-04-2025

Como Citar

A construção teórica de um programa voltado para a população LGBTQIAPN+ pelo viés da Competência em Informação: o PDCIn-LGBTI+. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-6