Botando o pingo nos bi’s

análise da construção da identidade masculina bissexual de Nicholas Nelson

Autores

DOI:

10.29327/2410051.7.22-79

Resumo

O texto objetiva apresentar, por meio de análise da construção da identidade de um personagem da série televisiva Heartstopper, modos de compreender a bissexualidade construída em um homem cisgênero. Decorrente de pesquisa orientada qualitativamente, aborda as temáticas masculinidade e bissexualidade analisando a história de vida do personagem fictício Nicholas Nelson como forma de compreender a construção da identidade bissexual em meio aos conflitos vividos pelo personagem. Metodologicamente, a análise da história de vida foi realizada a partir das proposições teóricas e analíticas de Ciampa (1987/2005) fundamentada nas perspectivas sobre identidade da Psicologia Social Crítica, que mobiliza o Materialismo histórico-dialético como metodologia de pesquisa, nos permitindo compreender a identidade como movimento histórico e materialmente construído. Como resultado, o trabalho analítico auxilia para a compreensão de que a bissexualidade confere ao homem cisgenero um não-lugar social. Ademais, aponta para a importância de compreender a sexualidade a partir da psicologia, em especial, de analisar e estudar a sexualidade como um movimento, como construção, em oposição a compreensão estática de uma sexualidade intrínseca ao ser humano.

Biografia do Autor

Guilherme Cavaggioni, Universidade Federal de Catalão

Pós-Graduando em Psicologia Social e Comunidades pelo Instituto Cooperativo Parentes, em parceria com a FGE. Graduado em Psicologia Bacharelado e Licenciatura, com ênfase em Processos Psicossociais pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Atuou como monitor da disciplina "Práticas em Processos Grupais" entre 2022-2023 e extensionista no projeto Brinquedoteca Hospitalar em 2018. Atua como pesquisador no Projeto de Pesquisa: "Identidade-Metamorfose-Emancipação: Processos de Construção e Transformação" e extensionista no projeto Psicologia na Comunidade. Possui experiência de atuação com crianças e adolescentes no âmbito hospitalar e âmbito escolar, diagnóstico e intervenção em processos grupais, acolhimento e escuta psicossocial, atendimento psicoterapêutico individual e pesquisas relacionadas aos temas Identidade, Masculinidade e comunidade LGBTQIA+.

Vitor Luiz Neto, Universidade Federal de Catalão (UFCat).

Psicólogo clínico, graduado em Psicologia (Formação do Psicólogo e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura, com linha de pesquisa em Psicanálise, Subjetivação e Cultura, pela Universidade de Brasília. Professor em cursos de Especialização no Instituto Educacional HBF. Pesquisador em Psicanálise dos Processos de Subjetivação e em Psicologia Social-Crítica.

Fernando Paulino-Pereira, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1994), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pela PUC-SP em Psicologia Social (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, educação, psicologia social, comunidade, promoção e prevenção de saúde, emancipação, processos grupais.

Renata Barros, Universidade Estadual de Campinas

Formada em Fonoaudiologia e Pedagogia. Concluiu suas pesquisas em nível de mestrado e doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e estágio pós-doutoral pelo Laboratório de Estudos Urbanos, também na UNICAMP. Docente na Universidade Estadual de Campinas (Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas). Atualmente, é coordenadora do Convênio Internacional com o Instituto de Ortofonologia di Roma - IDO (Itália), e pesquisadora convidada do IDO-Brasil. Compõe o Comitê Científico da Fondazione M.I.T.E (Minori, Informazione, Tutela, Educazione), Tìvoli (RM, It). Tem experiência em Fonoaudiologia Clínica e Educacional com foco em educação inclusiva. É autora do livro A singularidade da clínica fonoaudiológica, publicado pela RG Editores (2012), além de organizadora de demais títulos como "Sociedade e Medicalização (Campinas: Pontes, 2015) e "Sociedade e Diversidade" (Campinas: Pontes, 2016). É autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos. Desenvolve pesquisas que contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil e do Exterior. Interessa-se pelo estudo da linguagem e a tecnologia, da linguagem em articulação com a saúde, a educação e o ensino, pelo estudos dos processos de produção de Políticas Sociais de Saúde e Educação.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Cavaggioni, G., Luiz Neto, V., Paulino-Pereira, F. C., & Barros, R. (2024). Botando o pingo nos bi’s : análise da construção da identidade masculina bissexual de Nicholas Nelson. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-79