Pink money & Pinkwashing
entre o reconhecimento e os riscos de uma expansão expropriatória do capitalismo
Resumo
A pesquisa investiga o potencial emancipatório da aproximação de empresas às questões LGBTI+. Com base na versão mais recente da teoria do reconhecimento de Axel Honneth, exposta em Direito da Liberdade e A Ideia do Socialismo, analisa-se o papel do mercado na promoção da liberdade social, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica, documental e fenomenologia-hermenêutica. Após a exposição da teoria honnethiana, analisa-se a aproximação do setor privado em relação às demandas LGBTI+, através dos princípios e práticas ESG, mobilizando-se os conceitos de pink money e pinkwashing. Apresenta-se dados sobre a promoção da diversidade LGBTI+ no mercado de trabalho e de consumo e argumenta-se que o status atual dessas políticas pelo mercado neoliberal dilui a radicalidade das pautas LGBTI+, de modo que as práticas de responsabilidade social LGBTI+ instauram um "capitalismo rosa" e não uma socialização do mercado. Defende-se que as empresas devem ir além da inclusão simbólica e abordar séria e eticamente as desigualdades que afetam as pessoas LGBTI+.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.