Formação Docente em Diversidade Sexual:
Reflexões a partir das Representações Sociais de Docentes da Educação Básica.
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-89Resumen
Este estudo tem como objetivo investigar as representações sociais dos docentes sobre a diversidade sexual no contexto escolar, com foco na categoria temática de formação docente. Utilizando o método da Análise de Conteúdo e fundamentando-se no referencial teórico de Serge Moscovici (teoria e método), Teoria Queer e a teoria das Representações Sociais, foram realizadas entrevistas com professores da Educação Básica. Os resultados indicam que os/as docentes reconhecem a necessidade desse tipo de formação, pois admitem existir preconceitos e atitudes discriminatórias em relação a pessoas homossexuais e transgênero/a na escola. No entanto, afirmam não terem recebido essa formação durante sua graduação nem na formação continuada, pois a escola, nos momentos de capacitação, não aborda esse tema nem permite sua discussão, priorizando outras questões, como avaliação externa e política de bonificação.
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