Formação Docente em Diversidade Sexual:
Reflexões a partir das Representações Sociais de Docentes da Educação Básica.
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar as representações sociais dos docentes sobre a diversidade sexual no contexto escolar, com foco na categoria temática de formação docente. Utilizando o método da Análise de Conteúdo e fundamentando-se no referencial teórico de Serge Moscovici (teoria e método), Teoria Queer e a teoria das Representações Sociais, foram realizadas entrevistas com professores da Educação Básica. Os resultados indicam que os/as docentes reconhecem a necessidade desse tipo de formação, pois admitem existir preconceitos e atitudes discriminatórias em relação a pessoas homossexuais e transgênero/a na escola. No entanto, afirmam não terem recebido essa formação durante sua graduação nem na formação continuada, pois a escola, nos momentos de capacitação, não aborda esse tema nem permite sua discussão, priorizando outras questões, como avaliação externa e política de bonificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.