Formação Docente em Diversidade Sexual:

Reflexões a partir das Representações Sociais de Docentes da Educação Básica.

Autores/as

  • Douglas Barreiros douglas.paulino@unifesp.br
    Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • José Roberto da Silva Brêtas jrsbretas@gmail.com
    Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8411-0511

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-89


Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar as representações sociais dos docentes sobre a diversidade sexual no contexto escolar, com foco na categoria temática de formação docente. Utilizando o método da Análise de Conteúdo e fundamentando-se no referencial teórico de Serge Moscovici (teoria e método), Teoria Queer e a teoria das Representações Sociais, foram realizadas entrevistas com professores da Educação Básica. Os resultados indicam que os/as docentes reconhecem a necessidade desse tipo de formação, pois admitem existir preconceitos e atitudes discriminatórias em relação a pessoas homossexuais e transgênero/a na escola. No entanto, afirmam não terem recebido essa formação durante sua graduação nem na formação continuada, pois a escola, nos momentos de capacitação, não aborda esse tema nem permite sua discussão, priorizando outras questões, como avaliação externa e política de bonificação.

Biografía del autor/a

  • Douglas Barreiros, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

    Realizou estágio supervisionado de Pós-doutorado em Educação na UNIFESP; Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na UNIFESP; Mestrado em Letras na PUC-SP; Especialização em Psicopedagogia na UCM-RJ; Especialização em Ensino de Filosofia na UNIFESP; Graduação em Letras pela FAFIJAN-PR; Graduação em Pedagogia na FAMART; Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos sobre Corporalidade e Promoção da Saúde, da UNIFESP. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos sobre Gênero, Sexualidade e Infância, da UNIFESP. Área de interesse: Sexualidades, Diversidade Sexual, Gênero, Educação Sexual

  • José Roberto da Silva Brêtas, Universidade Federal de São Paulo

    Psicólogo. Doutor em Enfermagem. Professor Associado aposentado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente é Professor colaborador e orientador dos cursos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp/ Campus Guarulhos, SP. Pesquisador líder do Grupo de Estudos sobre Corporalidade e Promoção da Saúde (Gecopros).
    Temas principais: corpo, gênero e sexualidades; saúde sexual e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens; adolescentes e jovens em situação de violência e vulnerabilidade; processos de educação em sexualidade.

    http://lattes.cnpq.br/9720478681165248
    http://orcid.org/0000-0001-8411-0511
    Google Acadêmico https://scholar.google.com.br/citations?user=gf-N9LcAAAAJ&hl=pt-BR

    Contato: jrsbretas@gmail.com ou bretas.roberto@unifesp.br

Publicado

2024-09-26

Cómo citar

Formação Docente em Diversidade Sexual:: Reflexões a partir das Representações Sociais de Docentes da Educação Básica. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-89