A conquista de direitos para a população LGBTQIA+ através da litigância estratégica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-70


Resumo

Este artigo examina as estratégias da sociedade civil organizada (movimentos sociais e as associações LGBTQIA+) para conquistarem direitos, com foco no uso da litigância estratégica junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa qualitativa analisou todos os acórdãos julgados pelo STF entre outubro de 1988 e maio de 2023 que versam sobre os direitos para a população LGBTQIA+ (dezoito no total), explorando os motivos que têm levado a sociedade civil organizada a usar a litigância estratégica e se o ingresso desses atores nas ações judiciais tem contribuído para a formação das decisões favoráveis aos direitos da população LGBTQIA+. Concluímos que a litigância estratégica foi adotada pelo contexto político e que os argumentos da sociedade civil organizada estão sendo usados no processo de formação das decisões proferidas pelo STF contribuindo para que as ações sejam julgadas como procedentes.

Palavras-chave: Movimentos Sociais. Associações. Poder Judiciário. LGBTQIA+.

Biografia do Autor

  • Libni Milhomem Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Brasil. Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Campo Maior. Membro do Grupo de Pesquisa Democracia e Marcadores Sociais da Diferença, CNPQ/UFPI. Endereço eletrônico: libnichaves@hotmail.com

  • Olívia Cristina Perez, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Ciência Política e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou o bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP). Tem estágio pós-doutoral no Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO, Univ. Manizales/CINDE, FLACSO, UBA, PUC San Pablo, COLEF, CIPS, UNLa). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) vinculada aos cursos de bacharelado e mestrado em Ciência Política e ao programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

05-12-2024

Como Citar

A conquista de direitos para a população LGBTQIA+ através da litigância estratégica. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-70

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)