Redes de políticas públicas LGBTQIA+

perspectivas de ativistas institucionais em Juazeiro do Norte, Ceará

Autores

  • Prof. Me. Geovane Gesteira Sales Torres geovanegesteira.profissional@gmail.com
    Universidade Federal do Piauí
  • Prof. Dr. Raimundo Batista dos Santos Junior rjunior@ufpi.edu.br
    Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0002-6218-7769

Resumo

As redes de políticas públicas LGBTQIA+ são um fenômeno político de destaque na luta em prol dos direitos sexuais e reprodutivos no contexto neoliberal. Esses arranjos interorganizacionais se relacionam diretamente a espaços institucionais de participação social como os conselhos de políticas públicas. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar as articulações sociopolíticas em rede geradas a partir do Conselho Municipal de Direitos LGBT (CMDLGBT) de Juazeiro do Norte – CE, entre 2013 e 2023, em sua correlação com a formulação de políticas públicas LGBTQIA+. Para tanto, a pesquisa qualitativa em questão realizou entrevistas semiestruturadas com seis atuais conselheiros do órgão ora citado e empregou o método análise de conteúdo para o tratamento dos dados. O estudo revela que a maioria absoluta dos(as) interlocutores(as) enxergam positivamente as parcerias entre organizações e movimentos sociais no território; há o compartilhamento de objetivos comuns; e que as relações entre as distintas instituições, organizações e movimentos sociais vislumbram a luta por direitos humanos e fundamentais. Enfim, a pesquisa evidencia retrocessos nas políticas públicas LGBTQIA+ advindos do recrudescimento do neoconservadorismo no país e que em âmbito municipal se destacam positivamente a criação do CMDLGBT; as cotas de 3% para pessoas transexuais e travestis em seleções e concursos públicos municipais; e o Disk LGBTQIA+fobia.

Biografia do Autor

Prof. Me. Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com distinção acadêmica Summa Cum Laude. Editor assistente na Revista Ciência e Sustentabilidade (ISSN 2447-4606). Emite pareceres para a Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (2595-3206); Revista Humanas e Sociais (ISSN 2317-1758); Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN 2238-9636); Research, Society and Development journal (ISSN 2525-3409) e Revista Eletrônica Haveres. Atuou na auditoria ao Plano Diretor Municipal de Várzea Alegre - CE (2021-2022). Foi bolsista de pesquisa nos projetos "Planejamento urbano e territorial em Juazeiro do Norte - CE: repercussões e inter-relações na Região Metropolitana do Cariri" e "Planejamento urbano e ambiental em Juazeiro do Norte: um caso de (in)sustentabilidade". Integrou três projetos/programas de extensão universitária (4 anos) e dois projetos de iniciação à docência (2 anos) no âmago da UFCA. É pesquisador da linha Estudos Urbano-Regionais e Metropolitanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS). É pesquisador da linha Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais no Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). É coordenador da linha de pesquisa Políticas públicas, Direitos Humanos e Diferenças no Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças (UNÉ). Possui experiência com métodos e técnicas de pesquisa qualitativa (entrevista semiestruturada, pesquisa de opinião, pesquisa documental, pesquisa participante, pesquisa-ação, etnografia e pesquisa bibliográfica), com o uso dos softwares Otter e Iramuteq. Possui interesse em temas relacionados às políticas públicas, participação social, administração pública, direito à cidade, diversidade sexual e de gênero, teorias queer, direitos humanos, sustentabilidade e planejamento urbano.

Prof. Dr. Raimundo Batista dos Santos Junior, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1988), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutor em Ciência Política pela mesma Universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Intergovernamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, Estado, políticas públicas, interdependência e relações internacionais.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Sales Torres, P. M. G. G., & dos Santos Junior, P. D. R. B. (2024). Redes de políticas públicas LGBTQIA+: perspectivas de ativistas institucionais em Juazeiro do Norte, Ceará. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/17101