Sexularismo

secularismo e igualdade de gênero

Autores

  • Joan Scott jws@ias.edu
    Institute for Advanced Study - School of Social Science
  • Tradução: Mônica Saldanha saldcoelho.msc@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0002-7126-3807

Resumo

Este artigo apresenta a tradução do inglês ao português do capítulo “Sexularism: On Secularism and Gender Equality”, que compõe o livro “The Fantasy of Feminist History”, de Joan Wallach Scott, publicado em 2011 pela Duke University Press. O texto confronta a presunção colonialista de que o secularismo ocidental representaria a superação da desigualdade de gênero, operando com os pares binários do pensamento moderno para demonstrar que a desigualdade substantiva pode ser obscurecida, senão deliberadamente ocultada, por meio da narrativa progressista liberal. Scott nos leva desde a Revolução Francesa - expondo os modos por meio dos quais se constroem esses pares binários, recorrendo à noção de complementaridade hierárquica que delimita as fronteiras imaginárias entre o Ocidente secular e o Oriente teocrático, seu Outro - até uma das manifestações mais recentes desse exercício colonial: as leis que visam proibir o uso do véu islãmico, o hijab, em nome de uma pretensa defesa da igualdade que, em seu cerne, reproduz as próprias estruturas hierarquizantes contra as quais se posiciona na superfície. Agência, diferença sexual e igualdade são alguns dos tópicos pelos quais Scott navega, explorando os paradoxos do secularismo e expondo seu caráter inegavelmente generificado.

Biografia do Autor

Joan Scott, Institute for Advanced Study - School of Social Science

Joan Wallach Scott é uma historiadora norte-americana, nascida em 1941, cujo trabalho se tornou referência para os estudos de gênero. Entre suas publicações mais notáveis está o artigo "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", publicado em 1986 no American Historical Review. Atualmente ocupa a cadeira Harold F. Linder na Instituto de Estudos Avançados de Princeton / EUA.

Tradução: Mônica Saldanha

Especialista em Educação Sexual, Mestre em Educação pela FEUSP, pesquisa lesbianidades e não-binariedades.

 

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Scott, J., & Saldanha, T. M. (2024). Sexularismo: secularismo e igualdade de gênero. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16841

Edição

Seção

Traduções