Sexularismo
secularismo e igualdade de gênero
Resumo
Este artigo apresenta a tradução do inglês ao português do capítulo “Sexularism: On Secularism and Gender Equality”, que compõe o livro “The Fantasy of Feminist History”, de Joan Wallach Scott, publicado em 2011 pela Duke University Press. O texto confronta a presunção colonialista de que o secularismo ocidental representaria a superação da desigualdade de gênero, operando com os pares binários do pensamento moderno para demonstrar que a desigualdade substantiva pode ser obscurecida, senão deliberadamente ocultada, por meio da narrativa progressista liberal. Scott nos leva desde a Revolução Francesa - expondo os modos por meio dos quais se constroem esses pares binários, recorrendo à noção de complementaridade hierárquica que delimita as fronteiras imaginárias entre o Ocidente secular e o Oriente teocrático, seu Outro - até uma das manifestações mais recentes desse exercício colonial: as leis que visam proibir o uso do véu islãmico, o hijab, em nome de uma pretensa defesa da igualdade que, em seu cerne, reproduz as próprias estruturas hierarquizantes contra as quais se posiciona na superfície. Agência, diferença sexual e igualdade são alguns dos tópicos pelos quais Scott navega, explorando os paradoxos do secularismo e expondo seu caráter inegavelmente generificado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.