Os sentidos do envelhecimento:

mulheres transexuais e travestis numa cidade do interior de São Paulo

Autores

  • Thara Wells thara.wells@estudante.ufscar.br
    UFSCar
  • Kelen Christina Leite kelen@ufscar.br
    UFSCar
  • Viviane Melo de Mendonça viviane@ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o sentido do envelhecimento nas narrativas de histórias de vida de mulheres transexuais e travestis na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Especificamente, buscou-se apreender como essas mulheres constituem uma imagem de si na sociedade diante do processo de envelhecer, identificando e compreendendo, em suas narrativas, as sistemáticas estratégias de superação das condições de violência e de exclusão social e institucional a que são submetidas. A pesquisa fez uso da História Oral como perspectiva teórico-metodológica por possibilitar focar em memórias e vivências de mulheres transexuais e travestis. Foram entrevistadas quatro mulheres transexuais e travestis acima de 35 anos de idade, que vivem na cidade de Sorocaba-SP. Conclui-se que são muitas as adversidades e os desafios enfrentados por essas mulheres, mas também se ressalta a importância de políticas públicas e medidas que assegurem o pleno exercício de seus direitos ao longo de suas vidas, especificamente, na velhice.

Biografia do Autor

Thara Wells, UFSCar

Mestranda em Estudos da Condição Humana pela UFScar e bacharel em Serviço Social.

Viviane Melo de Mendonça, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre e bacharel em Psicologia pela UFPE. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana da UFSCar.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Wells, T., Leite, K. C., & Mendonça, V. M. de. (2024). Os sentidos do envelhecimento:: mulheres transexuais e travestis numa cidade do interior de São Paulo. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16800

Edição

Seção

Revisões bibliográficas