A máquina do gênero na cultura pop

Autores

DOI:

10.29327/2410051.6.21-3

Resumo

A máquina do gênero é a possibilidade de construção material de identidades, marcadores de diferença e legibilidades generificadas em práticas e produções artísticas e midiáticas, a partir da corporificação de artefatos inorgânicos. Aciona-se, assim, o caráter fabulatório do robô, do ciborgue e do maquínico como possibilidades performáticas para mulheres artistas na cultura pop. A partir de uma metodologia constelacional, obras das artistas Rosalía, Julia Ducournau, Arca e Anne Imhoff revelam como acoplagem (corpo-máquina) e indiscernibilidade (fronteiras de gêneros) são construídas sonora e imageticamente, questionando que políticas de gênero emergem a partir de uma poética da inorganicidade como plataforma expressiva artística e midiática.

Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (UFF); doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop-CNPq). Autor dos livros "Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco" (2017); "A Estética do Videoclipe" (2014) e "Videoclipe, O Elogio da Desarmonia" (2004) e de inúmeros artigos e ensaios sobre interfaces música e mídia; performance; audiovisual; cultura pop; jornalismo e cultura de celebridades.

Gabriela Almeida, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015), com período de estágio na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), na gestão 2019-2021, e do Conselho Deliberativo nas gestões 2015-2017 e 2011-2013.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Soares, T., & Machado Ramos de Almeida, G. . (2024). A máquina do gênero na cultura pop. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 17–43. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-3

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gêneros, Sexualidades e Cultura Pop