“Ela tem pau, e a outra também tem pau”

Atravecamentos pop-poc-periféricos na música transviada das Irmãs de Pau

Autores

DOI:

10.29327/2410051.6.21-7

Resumo

Através da produção audiovisual de “Travequeiro”, single das multiartistas travestis Isma Almeida e Vita Pereira, conhecidas como Irmãs de Pau, discutimos neste artigo a potência disruptiva e cuír do pop-poc periférico. Explorando as diferentes potencialidades do funk ao gospel, do paredão e da putaria à profecia, as Irmãs acionam a "pedagogia da putaria" como estratégia estético-política para situar a "quebrada" como locus de produção de seus corpos e de suas críticas debochadas. Tomamos aqui a discussão sobre música pop-poc periférica como ponto central de discussão para apontar músicas e produções que versam as vivências trans e os seus marcadores sociais de gênero, raça, classe e sexualidade, baseadas em experiências dissidentes. Pelas perspectivas trabalhadas, buscamos evidenciar essas narrativas de gênero e queerificadas para decolonizar os afetos e desafetos destes corpos políticos que, desde a laje, fazem o poc dialogar com o pop.

Biografia do Autor

Leonardo Silva Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Bauru) na linha de pesquisa "Processos midiáticos e práticas socioculturais" com Bolsa CAPES (2º lugar), pós-graduado no MBA em Digital Business pela Universidade de São Paulo (USP), com foco sobre as políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações e Especialista em Diversidade, Inclusão e Cidadania pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), com estudos sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual. É Bacharel em Marketing pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), onde desenvolveu o Projeto de Iniciação Científica - PIC (entre os 10 melhores projetos) através do NUPE - Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da UNILINS, além de ter formação de Técnico em Marketing pelo "Centro Paula Souza" (ETEC/Lins). Iniciou sua trajetória profissional na Associação Comercial de Lins, foi Assessor de Comunicação e Imprensa Prefeitura Municipal de Lins, além de ter atuado como Assessor de Políticas Públicas e Ação Social do mesmo órgão governamental, passando por agências de publicidade e atuado como Social Media, Criação, Gestão de Tráfego e Atendimento Publicitário. Segue na linha de pesquisa abordando sobre Comunicação e Cultura Pop, Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Maués, L., & Silva Maciel, L. . (2024). “Ela tem pau, e a outra também tem pau”: Atravecamentos pop-poc-periféricos na música transviada das Irmãs de Pau . Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 137–157. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-7

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gêneros, Sexualidades e Cultura Pop