A abordagem publicitária LGBTQIA+ na pandemia: as representações no comercial do anunciante Bradesco e repercussão em rede social

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Resumo

O texto apresenta a leitura de peça publicitária do anunciante Bradesco veiculada em período da pandemia de Covid-19 em televisão aberta, intitulada Em 2021 Volte a Brilhar. A repercussão da peça em rede social Facebook da marca anunciante foi analisada até sete dias da veiculação em TV aberta, em 12 de dezembro de 2020. A partir de referências que abordam o impacto da pandemia e os desafios diante das desigualdades sociais e econômicas, consideram-se as representações LGBTQIA+ como o registro das pautas que envolvam a população que tensiona a heteronormatividade pela identidade sexual e de gênero, tanto da peça em TV aberta quanto dos comentários em rede social na página do anunciante a partir da veiculação. A leitura e análise se apoiam nas representações sociais através de análise de conteúdo em referência aos estudos de gênero e da sexualidade, visando identificar as relações de poder, negociações e transgressões do que escapa à hegemonia heterossexual. A peça não coaduna, pelas representações, os desafios enfrentados, historicamente, pelas minorias dissonantes de identidades sexuais e de gênero com o contexto da pandemia. Para além da veiculação da peça publicitária, os comentários reacendem disputas de apoio e de crítica a esse público representado, sendo incapaz de apresentar e de mobilizar as peculiaridades de vivências específicas desse segmento vulnerável, agravadas durante esse período.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Iribure Rodrigues, A. (2024). A abordagem publicitária LGBTQIA+ na pandemia: as representações no comercial do anunciante Bradesco e repercussão em rede social. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16365