'Nem com os saltos mais altos você está à minha altura'
o dragqueenismo de Lima, Peru, e a transformação de capitais
Resumo
Esta é uma tradução do espanhol ao português brasileiro do artigo “‘Ni con los tacones más altos estás a mi altura’: El dragqueenismo limeño y la transformación de capitales”, publicado inicialmente como um capítulo do livro Género en el Perú: nuevos enfoques, miradas interdisciplinarias (Villanueva-Jordán, 2019). O texto traz, em um primeiro momento, a noção de dragqueenismo, termo conhecido no Brasil popularmente como drag ou arte drag, e de como essa prática difere de região para região, principalmente se compararmos o dragqueenismo estadunidense com o latino-americano, mais precisamente o de Lima, no Peru. A partir disso, através de entrevistas com drag queens, nos são apresentados três tipos de capital que vão além do capital econômico e que essas artistas precisam acumular para se diferenciarem das demais: o capital social, relativo aos contatos que elas possuem e às pessoas que elas conhecem; o capital cultural, relativo aos seus conhecimentos de mundo e às ferramentas que utilizam para expressá-los por meio de sua arte; e o capital erótico, relativo ao estereótipo feminino que está intrinsecamente ligado ao ser drag queen. Esses três capitais se entrelaçam de tal forma que, finalmente, formam um só: o capital simbólico, e é o acúmulo deste que realmente diferencia uma drag queen da outra, chegando a estabelecer até mesmo certa relação de poder entre elas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.