Intimidades mediadas
sexo no pelo, truvada e a biopolítica de quimioprofilaxia
DOI:
10.29327/2410051.6.21-25Resumo
Este artigo oferece uma visão retrospectiva do livro Unlimited Intimacy, avaliando o status da mediação farmacêutica no surgimento e desenvolvimento do bareback como prática sexual. Ele examina a recomendação de saúde pública dos EUA de 2014 de que pessoas soronegativas devem começar a tomar Truvada, um medicamento anti-HIV, para profilaxia pré-exposição (PrEP). Situando a pragmática da PrEP em uma discussão sobre a medicalização da sexualidade gay, argumenta que Truvada tem efeitos colaterais biopolíticos que merecem uma atenção crítica. Com base no teórico queer Paul B. Preciado, o artigo elabora um conceito de 'farmaco-poder' para contextualizar o desenvolvimento da quimioprofilaxia na história da sexualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.