Pedagogias Feministas
entre experiências e reflexões de amparo político frente ao avanço dos conservadorismos
DOI:
10.29327/2410051.7.22-61Resumo
Vivemos tempos difíceis onde direitos básicos há muito conquistados estão sendo questionados, muitas vezes com aval do próprio Estado. O avanço dos conservadorismos traz sérios riscos a manutençaõ desses direitos, especialmente para
populações historicamente oprimidas como as mulheres, negros, indígenas e dissidentes sexuais. As pedagogias feministas e as práticas de afiddamento se apresentam como alternativas de resistência no campo educacional. Utilizando esses aportes, o presente trabalho tem como objetivo discutir estes avanços no tocante à Educação Sexual
Integral, tendo o projeto Entre Elas como estudo de caso. Por meio de encontros extracurriculares, o Projeto oportuniza o debate sobre as relações sociais, em especial, as questões de gênero e as violências. Exemplo de pedagogia feminista, essas práticas funcionam como um andaime para a construção de um futuro sexuado mais justo. Esquivando-se de receitas ou respostas lineares, propõe-se a construção de uma genealogia de experiências e derivadas de imaginações por produzir.
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