O MatematiQueer como lócus de resistência à escalada do conservadorismo e fomento à formação em gêneros, sexualidades e educação matemática
DOI:
10.29327/2410051.7.22-56Resumo
Em tempos de ascensão do conservadorismo no campo político e social, tratar sobre gêneros e sexualidades no campo da educação (em especial, na Educação Matemática) torna-se um lugar de exposição. Por meios digitais, conservadories se sentem confortáveis para atacar pesquisas de caráter crítico, principalmente as oriundas de universidades públicas. Nesse contexto, o grupo de pesquisa e extensão MatematiQueer apresenta-se como um lócus de resistência a esse conservadorismo. Este artigo tem como principais objetivos (i) apresentar o grupo de pesquisa e extensão MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidade em Educação Matemática, alguns de seus pressupostos relativamente ao campo da Educação Matemática, bem como ações de formação e projetos desenvolvidos e (ii) expor e analisar os discursos mobilizados por aquelus que atacam os projetos de pesquisa e extensão do grupo – inclusive por parte de docentes do próprio instituto em que está sediado – tendo em vista o atual debate sobre “ideologia de gênero” e outras concepções socialmente difundidas sobre a Matemática. Ao final, reiteramos a importância da resistência do MatematiQueer no campo da Educação Matemática, preocupado com o ensino e a aprendizagem de uma disciplina vista por muitos como “neutra” e “apolítica”.
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