O MatematiQueer como lócus de resistência à escalada do conservadorismo e fomento à formação em gêneros, sexualidades e educação matemática

Autores

  • Hugo dos Reis Detoni hugodetoni@gmail.com
    Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Luísa Cardoso Mendes luisamendesc@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha agnaldo@im.ufrj.br
    Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-5543-6627

Resumo

Em tempos de ascensão do conservadorismo no campo político e social, tratar sobre gêneros e sexualidades no campo da educação (em especial, na Educação Matemática) torna-se um lugar de exposição. Por meios digitais, conservadories se sentem confortáveis para atacar pesquisas de caráter crítico, principalmente as oriundas de universidades públicas. Nesse contexto, o grupo de pesquisa e extensão MatematiQueer apresenta-se como um lócus de resistência a esse conservadorismo. Este artigo tem como principais objetivos (i) apresentar o grupo de pesquisa e extensão MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidade em Educação Matemática, alguns de seus pressupostos relativamente ao campo da Educação Matemática, bem como ações de formação e projetos desenvolvidos e (ii) expor e analisar os discursos mobilizados por aquelus que atacam os projetos de pesquisa e extensão do grupo – inclusive por parte de docentes do próprio instituto em que está sediado – tendo em vista o atual debate sobre “ideologia de gênero” e outras concepções socialmente difundidas sobre a Matemática. Ao final, reiteramos a importância da resistência do MatematiQueer no campo da Educação Matemática, preocupado com o ensino e a aprendizagem de uma disciplina vista por muitos como “neutra” e “apolítica”.

Biografia do Autor

Hugo dos Reis Detoni, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física. Instituto Federal do Rio de Janeiro. Email: hugodetoni@gmail.com.

Luísa Cardoso Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ensino e História da Matemática e da Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Email: luisacamendes@hotmail.com.

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Email: agnaldo@im.ufrj.br.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

dos Reis Detoni, H., Cardoso Mendes, L., & da Conceição Esquincalha, A. (2024). O MatematiQueer como lócus de resistência à escalada do conservadorismo e fomento à formação em gêneros, sexualidades e educação matemática. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16169

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades