Questões de gêneros e sexualidades na reforma do Ensino Médio:

investigando desdobramentos para o ensino de Biologia

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como a reforma do Ensino Médio tem se desdobrado no trabalho pedagógico com as questões relacionadas aos gêneros e às sexualidades no ensino de Biologia. Para isso, investiga de modo qualitativo os currículos mineiros, reunindo indícios relacionados às prescrições presentes em documentos oficiais e pensando implicações para a prática docente a partir das narrativas de dois professores da rede pública estadual. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho se estrutura a partir de autoras e autores do campo do Currículo e da Educação em Ciências que possibilitam a construções de reflexões envolvendo o lugar e a potência das discussões relacionadas às diversidades sexuais e de gênero na disciplina escolar Biologia. Metodologicamente, foram pesquisadas informações e diretrizes existentes no Currículo Referência de Minas Gerais, nos planos de curso para a 1ª e 2ª série do Ensino Médio e no catálogo de disciplina eletivas elaborados pela Secretaria Estadual de Educação. Ademais, narrativas de professores de Biologia de escolas públicas mineiras produzidas por meio de entrevistas também serviram de substrato metodológico. A investigação aponta para movimentos que silenciam e apagam as questões de gêneros e sexualidades das prescrições curriculares, mesmo que haja trechos nos documentos oficias que sinalizem a importância e o valor dessas temáticas para a formação das juventudes. Por outro lado, os docentes entrevistados evidenciam um compromisso social, ético e político com esses debates ao reforçar seu incômodo com o panorama vigente e ao partilhar que têm planejado ações educacionais que ajudam essas questões a emergirem nos cotidianos escolares. Conclui-se que as políticas curriculares mineiras convergem com as de âmbito federal nesse tocante, mas que brechas estão sendo criadas pela docência para que a escola pública siga sendo um espaço democrático, acolhedor e inclusivo para todas as pessoas, inclusive nas aulas de Biologia.

Biografia do Autor

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde é líder do Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Borba, R. C. do N. (2024). Questões de gêneros e sexualidades na reforma do Ensino Médio: : investigando desdobramentos para o ensino de Biologia. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16167

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades