A ideologia de gênero como dispositivo bioético político:

Políticas antigênero no Brasil, o crescimento da extrema direita e o papel contramajoritário do Supremo Tribunal Federal

Autores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal analisar como o crescimento da extrema direita no Brasil está diretamente vinculado à utilização da ideologia de gênero, que denominamos como um dispositivo bioético-político, capaz de se transformar e atualizar ao longo dos anos, congregando diversos discursos e atores em torno do combate à diversidade sexual e de gênero. Destaca-se, ainda, que esse fenômeno é observado no contexto dos avanços dos direitos LGBTI+ tanto no âmbito nacional quanto internacional. Nesse sentido, considerando que o campo da educação, das artes e dos direitos LGBTI+ se tornaram arena de disputas, na qual se evidencia a utilização da ideologia de gênero como dispositivo bioético-político, o presente trabalho busca analisar também como o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou-se uma instituição com atuação contramajoritária na garantia dos direitos LGBTI+ enquanto direitos humanos.

Biografia do Autor

Henrique Rabello de Carvalho, UERJ/UFF

Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Fabio Alves Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UFF). Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Rabello de Carvalho, H., & Alves Gomes de Oliveira, F. . (2024). A ideologia de gênero como dispositivo bioético político:: Políticas antigênero no Brasil, o crescimento da extrema direita e o papel contramajoritário do Supremo Tribunal Federal. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16050

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades