Censura, homofobia, reorientação sexual

pedagogias dos vídeos do youtuber Felipe Neto

Autores

  • Michele Priscila Gonçalves dos Santos michele_pgs@hotmail.com
    Rede Estadual de Educação de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9699-9100
  • Roney Polato de Castro roneypolato@gmail.com
    Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar parte das análises de uma pesquisa de mestrado em educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam por vídeos do youtuber Felipe Neto em seu canal no YouTube. Foram selecionados, a partir de mecanismos próprios de busca da plataforma, vídeos em que o influenciador aciona enunciados que remetem a diversas questões envolvendo gênero e sexualidade. As perspectivas teórico-metodológicas que conduziram a investigação alinham-se à análise do discurso de inspiração foucaultiana e às teorizações pós-estruturalistas. O artigo mobiliza argumentos a partir dos vídeos em que o youtuber assume posicionamentos contrários ao pensamento conservador diante de episódios de censura e retrocesso político que atravessam as disputas em torno dos debates públicos sobre questões LGBTTQIA+. Nossas análises nos conduzem a problematizar as relações entre os vídeos e o contexto conservador contemporâneo, considerando que tais artefatos mobilizam processos pedagógicos, educando os sujeitos a se posicionarem diante das questões apresentadas.

Biografia do Autor

Michele Priscila Gonçalves dos Santos, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

Pedagoga. Mestra e doutoranda em Educação. Professora da rede estadual de educação de Minas Gerais.

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Publicado

2024-08-24

Como Citar

Priscila Gonçalves dos Santos, M., & Polato de Castro, R. (2024). Censura, homofobia, reorientação sexual: pedagogias dos vídeos do youtuber Felipe Neto. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16042