A Ameaça Trans

Uma análise dos espantalhos argumentativos que avançam sobre as casas legislativas

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a recente onda de ataques legislativos que, em escala global, ameaçam e já cerceiam a autonomia e os direitos da população trans. Traçamos um panorama abrangente dos projetos de lei propostos na Europa, Estados Unidos e América Latina com o intuito de contextualizar e identificar similaridades com os discursos que reverberam nas casas legislativas brasileiras. A partir dessa análise, emerge uma série de espantalhos argumentativos que não passam de um conjunto incendiário de afirmações contraditórias e sem nenhum respaldo científico com o intuito de incitar uma reação moralista e fomentar o discurso de ódio. 

Biografia do Autor

Gabrielle Weber, Universidade de São Paulo Escola de Engenheria de Lorena

Gabrielle Weber, travesti e lésbica, é bacharela em Ciências Moleculares (2006) e Doutora em Física (2011) pela Universidade de São Paulo. Desde 2014, atua como professora do departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Coordena o projeto Levantamento da Ciência LGBTQIA+ Brasileira e o Projeto Corpas Trans na USP. Trabalha com os seguintes temas: integrabilidade, materiais topológicos, gênero, sexualidade e transfeminilidades. Faz divulgação científica inclusiva no "Mamutes na Ciência"

Rafaela Ribas Lopes, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP

Trans não-binárie, Bacharelande em Letras Português e Árabe e bolsista PUB no projeto "Corpas Trans na USP". Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP.

Jacira CArrasco, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP

Não-binárie, Bacharel e Licenciatura em Geografia. bolsista PUB no Corpas Trans na USP". Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP.

Lupe Lima Pugliesi

Não-binárie, Bacharel e Licenciatura em Geografia. bolsista PUB no Corpas Trans na USP". Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Weber, G., Ribas Lopes, . R., CArrasco, J., & Lima Pugliesi, L. (2024). A Ameaça Trans: Uma análise dos espantalhos argumentativos que avançam sobre as casas legislativas. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16040

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades