“Eu venho tentando melhorar a minha fala. Acredito que pela fala eu posso sofrer um pouco de preconceito”:

é preciso falar “como homem” para ser professor?

Autores

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – PPGE/UFPB. Para feitura deste trabalho, detemos o nosso olhar sobre as narrativas de um professor gay que atua na cidade de Mamanguape, interior paraibano. Nosso interesse consiste em compreender como tem ocorrido o trânsito de um docente que não se alinha ao padrão de masculinidade hegemônica dentro do âmbito educativo e, desse modo, como ele tem se constituído dentro desse espaço. O estudo sinaliza a forte presença da heteronormatividade no âmbito educativo e a importância da ampliação de investigações que tencionem problematizar as normativas das quais os nossos corpos tendem a ser alvo.

Biografia do Autor

Joanderson de Oliveira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) - (2023). Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB) - (2017). Participa do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba - HMEPB - (CCAE/UFPB/CNPq). Atualmente é Professor/tutor no Núcleo de Educação a Distânicia (NEAD), na Faculdade Três Marias (FTM).

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME. Professor no Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS/UFPB e também no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/CE/UFPB.

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Publicado

2024-06-25

Como Citar

de Oliveira Gomes, J., & dos Reis Miranda, J. (2024). “Eu venho tentando melhorar a minha fala. Acredito que pela fala eu posso sofrer um pouco de preconceito”: : é preciso falar “como homem” para ser professor?. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16023