O Brasil no olho do furacão COVID-19

cartografando estratégias ciberativistas de enfrentamento às (necro)políticas experienciadas em tempos de pandemia

Autores

Resumo

Este texto é um desdobramento de duas pesquisas de mestrado recentemente concluídas que foram desenvolvidas durante a pandemia de COVID-19, tendo como pano de fundo o cenário (necro)político brasileiro. A primeira pesquisa realizou um mergulho nas redes sociais Twitter e Facebook, cartografando episódios de barbárie marcados pelas fake news em tempos necropolíticos. A segunda investigou o (ciber)ativismo de um grupo de professores no Facebook em resposta às políticas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A cartografia online ancorada em aportes pós-estruturalistas subsidiou teórico-metodologicamente as duas pesquisas que acompanharam o fluxo informacional de internautas que fizeram das redes um verdadeiro lócus de mobilização política em tempos de COVID-19. Acompanhar a atuação das/os internautas nas diferentes redes sociais em resposta às ações (necro)políticas experienciadas na pandemia significou perceber o desejo coletivo por continuar defendendo a democracia brasileira. Reconhecemos ainda o importante papel das redes sociais como (mais) um campo de batalha na cibercultura. Como educadoras, continuamos apostando na potência do ciberespaço para um diálogo mais plural e aberto, convidativo à mobilização de sujeitos interessados na ampliação de suas vozes e lutas.

Biografia do Autor

Marcelle Medeiros Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura (JEGESC). Bolsista CAPES.

Reginaldo Rosa Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura (JEGESC).

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, do ProPEd/UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura (JEGESC). Bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística – Prociência UERJ.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Medeiros Teixeira, M., Rosa Soares, R., & Ribeiro Couto Junior, D. (2024). O Brasil no olho do furacão COVID-19: cartografando estratégias ciberativistas de enfrentamento às (necro)políticas experienciadas em tempos de pandemia. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16017

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades