Eu quero Jesus mais que minha sexualidade:
André Valadão e seu discurso conservador perante a sexualidade.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso realizado pelo pastor André Valadão, tendo como base dois vídeos publicados no canal do YouTube da Lagoinha USA. Nos vídeos em questão o evangélico ataca as pessoas LGBTQIA+ e toca em temas que mobilizam o pânico nas pessoas em relação ao gênero, sexualidade e educação. Desse modo, busco analisar a fala do pastor com base em dois grandes temas, sempre argumentando está ancorado na palavra de Deus. O primeiro diz respeito a questão do casamento homossexual e como este destrói uma ideia de “família tradicional”. Já o segundo tema relaciona-se com a ideia de escola como espaço de proliferação da chamada “ideologia de gênero, e que a figura do professor seria responsável pela educação sexual das crianças, tirando delas sua escolha natural pela heterossexualidade. Mostrarei em um primeiro momento como os conceitos de discurso de ódio e o discurso conservador podem ser pensados academicamente. Seguirei a análise mostrando algumas falas especificas do pastor no que diz respeito as questões o casamento de pessoas não-heterossexuais, bem como a família e como a escola se torna importante espaço de disputa nesse contexto. Finalizarei mostrando alguns efeitos práticos da fala do evangélico na vida de pessoas LGBTQIA+.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.