A importância das discussões de gêneros e sexualidades na educação:

fortalecendo o combate ao conservadorismo

Autores

Resumo

O presente artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação, tem como objetivo apontar as interferências e influências que o conservadorismo vem exercendo sobre as minorias da nossa sociedade e em especial contra as pessoas LGBTQIA+, uma vez que os principais ataques estão relacionados às políticas públicas e as questões de gênero e sexualidade na educação. Partindo do resgate de demandas voltadas às necessidades sociais das pessoas LGBTQIA+, enfatizamos a importância de políticas públicas assertivas, destinadas a esses grupos minoritários, afim de evitar e reduzir as violências diversas, que enfrentam diariamente. Marcadores sociais como gênero, sexualidade, classe, raça e etnia atravessam interseccionalmente os corpos dos grupos minoritários. Quanto a fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de gênero e sexualidade na educação, assim como o conceito de gênero como uma construção social e cultural defendida por Scott (1995), Bourdieu (1999) e Beauvoir (1967) e conservador indivíduo afeito a ideias e costumes antiquados, ultrapassados, manifestando-se contrário a quaisquer mudanças, pontuado por Sepulveda e Sepulveda (2016). Tivemos como principais resultados a percepção de que a religiosidade e convicção de políticos conservadores impedem a implementação de políticas públicas necessárias aos grupos vulneráveis, assim como, identificamos que através da educação é possível transformar as pessoas e consequentemente resultar em uma sociedade mais igualitária.

Biografia do Autor

Adeilson de Paula, Prefeitura Municipal de Mendes

Mestre em Educação - PPGECC-UERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância - UFF. Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) - Centro Universitário FAVENI. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática - Faculdade Internacional Signorelli. Graduado em Matemática - Faculdade Internacional Signorelli. Professor II (Esnino Fundamental) Prefeitura Municipal de Mendes - RJ. Possui interesses em estudos nas seguintes áreas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, gênero, sexualidade, masculinidades, estudos sobre lgbtqia+, relações raciais, formação de professores e currículo.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

de Paula, A. (2024). A importância das discussões de gêneros e sexualidades na educação: : fortalecendo o combate ao conservadorismo. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15963