Formação continuada de professores
Discutindo as questões de gênero e sexualidade no Ensino Superior
DOI:
10.29327/2410051.7.22-40Resumo
A formação continuada docente tem ocupado lugar de destaque nas pesquisas que elegem a construção de experiências ao longo da trajetória pessoal, profissional e acadêmica como objeto de estudo. O termo formação se insere como elemento de desenvolvimento profissional e de crescimento docente em seu trabalho pedagógico, colaborando para a construção da identidade de um professor (a) crítico, reflexivo e autônomo. Para tanto, o presente estudo objetivou analisar a formação continuada docente do Ensino Superior em relação as questões de gênero e sexualidade. O problema da pesquisa está pautado no seguinte questionamento: Como tem ocorrido (qual a regularidade) a formação continuada docente no Ensino Superior? A formação docente tem envolvido as questões de gênero e sexualidade? Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, descritivo e embasado numa abordagem qualitativa. A análise dos dados se deu a partir da técnica de análise de Conteúdo de Bardin (2011). Deste modo, os resultados apontaram que a formação continuada docente do Ensino Superior envolvendo as questões de gênero e sexualidade precisa ser ampliado e ainda, necessita que essa formação resulte no desenvolvimento de práticas educativas sensíveis e inclusivas no âmbito das questões de gênero e sexualidade. Ao discutir a formação continuada docente do Ensino Superior, as questões de gênero e sexualidade, e as implicações destas para o desenvolvimento de práticas educativas, faz-se importante na medida em que busca superar as concepções tradicionais e compreender saberes intrínsecos necessários à atividade docente, assim como o papel que os/as professores desempenha no contexto da temática ao assumir sua função social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.