Formação continuada de professores

Discutindo as questões de gênero e sexualidade no Ensino Superior

Autores

  • Rita Celiane Feitosa celianepsicologia@gmail.com
    Faculdade CECAPE

Resumo

A formação continuada docente tem ocupado lugar de destaque nas pesquisas que elegem a construção de experiências ao longo da trajetória pessoal, profissional e acadêmica como objeto de estudo. O termo formação se insere como elemento de desenvolvimento profissional e de crescimento docente em seu trabalho pedagógico, colaborando para a construção da identidade de um professor (a) crítico, reflexivo e autônomo. Para tanto, o presente estudo objetivou analisar a formação continuada docente do Ensino Superior em relação as questões de gênero e sexualidade. O problema da pesquisa está pautado no seguinte questionamento: Como tem ocorrido (qual a regularidade) a formação continuada docente no Ensino Superior? A formação docente tem envolvido as questões de gênero e sexualidade? Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, descritivo e embasado numa abordagem qualitativa. A análise dos dados se deu a partir da técnica de análise de Conteúdo de Bardin (2011). Deste modo, os resultados apontaram que a formação continuada docente do Ensino Superior envolvendo as questões de gênero e sexualidade precisa ser ampliado e ainda, necessita que essa formação resulte no desenvolvimento de práticas educativas sensíveis e inclusivas no âmbito das questões de gênero e sexualidade. Ao discutir a formação continuada docente do Ensino Superior, as questões de gênero e sexualidade, e as implicações destas para o desenvolvimento de práticas educativas, faz-se importante na medida em que busca superar as concepções tradicionais e compreender saberes intrínsecos necessários à atividade docente, assim como o papel que os/as professores desempenha no contexto da temática ao assumir sua função social.

Biografia do Autor

Rita Celiane Feitosa, Faculdade CECAPE

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO de Juazeiro do Norte-CE, especialização em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, especialização em Politicas Públicas em Saúde Coletiva pela Universidade Regional do Cariri-URCA, especialização em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Graduada também em Pedagogia pela UniFAEL. Possui Graduação no Curso de Licenciatura em História pelo Centro Universitário INTA, especialização em História Geral com Ênfase em Sociologia e Culturas Afro e Indígenas pela Autarquia Educacional do Araripe-AEDA. Mestranda em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Dr Leão Sampaio. Atualmente vinculada ao campo da docência e coordenação. Experiência nas áreas: Educação, Saúde, Assistência Social e Organizacional.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Feitosa, R. C. (2024). Formação continuada de professores: Discutindo as questões de gênero e sexualidade no Ensino Superior. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15831

Edição

Seção

Revisões bibliográficas