Preconceito sexual online

Intolerância homolesbotransfóbica no facebook

Autores

  • Sheyla Christine Santos Fernandes sheyla.fernandes@ip.ufal.br
  • Leogildo Alves Freires leogildo.freires@ip.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Lúcia Vicente da Silva maria.silva@ip.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas
  • Marcikele Nascimento Martins marcikele.nascimento@ip.ufal.br
    universidade federal de alagoas
  • Samyra Araújo Ferro Rocha samyra.rocha@ip.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer a expressão do preconceito sexual no Facebook. Para tanto, páginas e grupos abertos de ativismo LGBT+ foram visitados e, a partir dos comentários dos participantes, foi construído um banco de dados textual. Esse banco foi analisado por meio do software Iramuteq, sendo realizada uma análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados apontaram que emergiram cinco classes temáticas da intolerância homolesbotransfóbica: Classe 1 (28,8% de aproveitamento) “exclusão familiar”; Classe 2 (30,8% de aproveitamento) “confrontação religiosa”; Classe 3 (13,6% de aproveitamento) “discursos de ódio”; Classe 4 (12,6% de aproveitamento) “aspectos políticos”; e por fim a Classe 5 (14,1% de aproveitamento) “cultura LGBT+”. Esses resultados corroboram a influência das cisheteronormas de gênero na manifestação da intolerância homolesbotransfóbica no Facebook. Conclui-se que esses resultados reproduzem elementos danosos da expressão da intolerância, reforçando práticas e discursos preconceituosos tal como acontece no contexto real ilustrado pela crescente onda de violência contra LGBT+ que coloca o país na liderança do ranking mundial de crimes contra as minorias sexuais.

Biografia do Autor

Sheyla Christine Santos Fernandes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000/2001), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. É professora associada da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças, atitudes e relações intergrupais.

Leogildo Alves Freires, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Psicologia Social (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é docente e diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde lidera o Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica (LAPAP/UFAL) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) e encontra-se como membro do GT da ANPEPP intitulado Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (GT 06) e como um dos representantes titulares da região Nordeste (Núcleo Alagoas) da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Foi membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP (Gestão 2015/2017) e atua desde 2016 como parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). No campo interdisciplinar, atuou como coordenador de Grupo Tutorial (Psicologia) do PET-SAÚDE interprofissionalidades (vigência 2019/2021) e na gestão, foi Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia (Campus AC Simões - Maceió (AL)/Gestão 2018-2020 e 2021/2022). Tem interesse em treinamentos e atualizações em métodos e técnicas para o desenvolvimento e adaptação de instrumentos de medidas psicossociais, coleta de dados, estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos decorrentes das relações sociais de bases cognitivas, afetivas, emocionais, políticas e sexo gênero diversas e interseccionalidades.

Maria Lúcia Vicente da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Psicologia Pela Universidade Federal de Alagoas

Marcikele Nascimento Martins, universidade federal de alagoas

Mestranda em Psicologia pela UFAL. Email: marcikele.nascimento@ip.ufal.br

Samyra Araújo Ferro Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Christine Santos Fernandes, S., Alves Freires, L., Lúcia Vicente da Silva, M., Nascimento Martins, M., & Araújo Ferro Rocha, S. . (2024). Preconceito sexual online: Intolerância homolesbotransfóbica no facebook. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15810