Jornalismo e violência de gênero:

Análise dos ataques contra a jornalista Patrícia Campos Mello

Autores

Resumo

Em um contexto de crescente violência contra a imprensa, principalmente por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores, as mulheres jornalistas têm sido o principal alvo dos ataques. Assim, o presente artigo discute o papel da comunicação, a desigualdade de gênero e a violência simbólica (Bourdieu, 2002; Miguel & Biroli, 2014) em uma sociedade midiatizada. Desenvolve-se um estudo de caso dos ataques à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, em 18 de fevereiro de 2018, e os desdobramentos do caso (repercussão na mídia e nas entidades de classe), para tentar identificar o discurso misógino e sexista usado para tentar deslegitimar o campo jornalístico e o trabalho das jornalistas.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Pós-doutora em Comunicação Política pela Universidade de Valladolid. Doutora em Ciências Sociais pela Pontíficia Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). 

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Associado III do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua como docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF.

Ana Luiza Vieira Morais, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – PPGCOM – da Universidade Federal de Juiz de Fora, jornalista graduada pelo Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei – UFS

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Fernandes, C. M., Oliveira, L. A. de ., & Vieira Morais, A. L. . (2024). Jornalismo e violência de gênero:: Análise dos ataques contra a jornalista Patrícia Campos Mello. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15806