A Clínica Psicanalítica Frente às Transidentidades Não Binárias
DOI:
10.29327/2410051.6.21-24Resumo
O presente estudo objetiva discutir diferentes perspectivas de psicólogos de orientação psicanalítica ao que se refere às questões das transidentidades não binárias a fim explorar os desafios da clínica psicanalítica contemporânea em relação ao atendimento dessas pessoas. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete profissionais. Os dados foram analisados utilizado o Método de Interpretação dos Sentidos para interpretar contextos, razões e lógicas de falas e ações e interrelações entre grupos e instituições. Os resultados indicaram acentuadas contratransferências de cunho cissexista, sendo possível verificar o distanciamento dos analistas em relação a essas demandas, recorrendo a uma suposta neutralidade ética. É preciso abandonar antigas conjunturas narcisistas e isolacionistas a fim de permitir o reconhecimento e a emancipação das pessoas não-binárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.