Análise introdutória sobre a relação de Olavo de Carvalho com as pautas LGBTI+

Autores

Resumo

O presente artigo visa discutir a ambivalência da relação entre a direita e as pautas LGBTI+, tendo por base um dos autores que consideramos um dos grandes nomes da direita radical no Brasil contemporâneo, aqui abordamos o polemista e jornalista Olavo de Carvalho. Para tal tarefa, faremos uma análise qualitativa, de seu artigo Mentiras gays, presente no livro O Imbecil Coletivo de 1996. Nosso trabalho se pauta em elementos de uma história das ideias e em uma hermenêutica textual; como aporte teórico nos fiaremos em diversos autores que estudam a direita no mundo contemporâneo. Em termos de conclusão: mesmo não sendo abertamente homofóbico, vemos como Olavo trabalha com elementos que distorcem, ridicularizam, mentem e atacam as pautas LGBTI+, logo há uma homofobia que não quer se apresentar como homofobia, e tenta se travestir de uma discussão séria sobre o tema.

Biografia do Autor

Mário J. de Paiva, PUC-RIO

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Pesquisador autônomo. Email: mariojpaiva91@gmail.com. Possui, aproximadamente, 9 anos de experiência com métodos de pesquisa quantitativa, tendo participado das seguintes atividades: coleta de dados, transcrições de áudio, desenvolvimento de banco de dados e relatório tabular. Membro dos grupos de pesquisa: "Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo" e "Elites Políticas Brasileiras". Oferece parecer para artigos nas revistas: "Dignidade Re-Vista" (PUC-Rio), "Planície Científica" ( Revista Discente de Ciências Sociais UFF Campos), "Revista Aurora" (Unesp) e "Gestão em Análise" (Unichristus). Atua nas áreas de Ciência Política e Sociologia, mormente nas seguintes questões: estudos críticos relacionados ao pensamento conservador no Brasil Contemporâneo e a cultura sadomasoquista. Fez parte da organização da "I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro"

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

de Paiva, M. J. (2024). Análise introdutória sobre a relação de Olavo de Carvalho com as pautas LGBTI+. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15733