Currículo Heteronormativo

A Exclusão/Marginalização das pessoas “T” entre gêneros no ambiente escolar

Autores

Resumo

Este artigo faz um debate acerca dos currículos e cultura escolar, trazendo questões sobre a diversidade sob a heteronormatividade institucionalizada nos ambientes da educação básica. Com a problematização das pessoas “T” entre gêneros na educação básica, relata o processo educacional cheio de desigualdades e exclusão, bem como os efeitos negativos que a LGBTfobia causa aos alunos. Teve como objetivo principal discutir fatos sobre como as pessoas transgênero são tratadas na educação básica, por causa da onda fundamentalista – religiosa que impede as discussões sobre educação sexual nas escolas, e sua relação com o currículo e a cultura escolar. Foi utilizada como metodologia a pesquisa implicada (ROCHA, MAIA, 2017), através de artigos, dissertações, documentos e notícias sobre as temáticas abordadas, incluindo publicações brasileiras e internacionais, pautadas nos estudos de autores como Judith Butler (2016), Rogério Diniz Junqueira (2013) e Marina Reidel (2013). Este estudo também é de base fenomenológica realizado no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT), estando vinculado ao grupo de pesquisa Gepce/Minorias.

Biografia do Autor

Jessika Villalon Sousa Cruz, PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS

Doutoranda em Educação na Amazônia (PDEGA/UFPA/UFT). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com minorias sociais nortistas amazonidas (GEPCE/MINORIAS/UFT). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (Claretiano - 2021), Licenciatura em Teatro (UFT - 2019) e Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2016). Mestra em Gestão de Políticas Públicas (UFT-2019). Atualmente é técnica administrativa educacional da Prefeitura Municipal de Palmas - TO.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Villalon Sousa Cruz, J. (2023). Currículo Heteronormativo: A Exclusão/Marginalização das pessoas “T” entre gêneros no ambiente escolar. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(19), 169–194. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15589

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre