Orientalismo e anticiganismo na cultura pop
conceitos para uma análise de personagens femininas e masculinas
DOI:
10.29327/2410051.6.21-21Resumo
O presente artigo baseia-se na experiência pedagógica do Coletivo Hunna: Historiadoras que Dançam no curso “Orientalismo e Anticiganismo na Cultura Pop”. São abordados os conceitos de Orientalismo e Anticiganismo, apresentando uma interpretação dos mesmos em relação aos estudos de gênero, demonstrando como há uma leitura estereotipada do chamado Oriente e do mundo árabe-islâmico, vinculando-a a elementos ditos femininos. Como possibilidade de aplicação dessa intersecção, analisamos personagens femininas e masculinas presentes em produtos da cultura pop, mais especificamente nos romances O Corcunda de Notre Dame (1831), de Victor Hugo, Carmen (1845) de Prosper Mérimée, na animação Aladdin (1992), bem como no live action de mesmo título (2019) dos estúdios Disney e, por fim, na novela O Clone (2001) produzida pela TV Globo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.