“Eu não consigo respirar”
paralelos entre o caso George Floyd e o episódio “Pontos Cegos” da série Supergirl
DOI:
10.29327/2410051.6.21-23Resumo
Calcado teórica e metodologicamente nos Estudo Culturais e se utilizando da análise textual de Casseti e Chio (1999) como técnica, esse artigo tem como objeto de estudo um episódio específico da sexta temporada da série Supergirl, intitulado “Blind Spot (Ponto Cego em tradução literal)”, e tem como intuito identificar o modo como a narrativa do episódio incorpora as pautas raciais em seu enredo, especificamente como ele tensiona as questões envolvendo o assassinato de George Floyd nos EUA em 25 de maio de 2020. Identificamos que o episódio se conecta diretamente com os acontecimentos envolvendo este assassinato e ainda denuncia todas as opressões que a população negra e periférica está sujeita. Esta narrativa ainda é utilizada para justificar a aparição de uma nova heroína negra, deixando evidente que as questões raciais afetam de modo direto seus semelhantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.