“Eu não consigo respirar”

paralelos entre o caso George Floyd e o episódio “Pontos Cegos” da série Supergirl

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-23


Resumo

Calcado teórica e metodologicamente nos Estudo Culturais e se utilizando da análise textual de Casseti e Chio (1999) como técnica, esse artigo tem como objeto de estudo um episódio específico da sexta temporada da série Supergirl, intitulado “Blind Spot (Ponto Cego em tradução literal)”,  e tem como intuito identificar o modo como a narrativa do episódio incorpora as pautas raciais em seu enredo, especificamente como ele tensiona as questões envolvendo o assassinato de George Floyd nos EUA em 25 de maio de 2020. Identificamos que o episódio se conecta diretamente com os acontecimentos envolvendo este assassinato e ainda denuncia todas as opressões que a população negra e periférica está sujeita. Esta narrativa ainda é utilizada para justificar a aparição de uma nova heroína negra, deixando evidente que as questões raciais afetam de modo direto seus semelhantes.

Biografia do Autor

  • Lucas da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduado em comunicação social- hab. Publicidade e propaganda pela UFSM. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM e atualmente doutorando pela mesma instituição.

  • Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos  Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

  • Luciomar Pizolotto de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

    Pós-doutorando e Professor Voluntário no Programa de Pós-gradução em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e nos Cursos de Produção Editorial e Relações Públicas da mesma Instituição. Doutor em Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria - POSCOM UFSM.

Downloads

Publicado

11-01-2024

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre

Como Citar

“Eu não consigo respirar”: paralelos entre o caso George Floyd e o episódio “Pontos Cegos” da série Supergirl. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 555-579. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-23