“Mas você, aqui, é capaz de qualquer coisa, por ser tão ruim em tudo”

As relações intrafamiliares e intersubjetivas em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Autores

Resumo

O vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2023 “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” é um longa-metragem que aborda relações intrafamiliares a partir de viagens em multiversos, explorando diversas possibilidades de vivências aparentemente mais bem sucedidas na história de vida de cada personagem. Nessas trajetórias, a protagonista Evelyn e sua filha Joy/Jobu Tupaki se deparam com inúmeras questões existenciais que podem ser lidas a partir dos estudos queer, com a noção de fracasso para Halberstam, da destruição do sistema cisheteronormativo que as atravessam em Mombaça, da coragem de ser vulnerável em Preciado, além de considerações psicanalíticas sobre a travessia dos fantasmas produzidos em suas histórias de vida. Dessa forma, o objetivo deste artigo é propor análises críticas desse longa, tendo em vista a multiplicidade de interpretações que o filme traz, sendo esse trabalho um possível multiverso discursivo.

Biografia do Autor

Rayane Aparecida Silveira Soares, Universidade Federal de Rondonópolis

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu-UFR) e Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Email: rayaneapsilveira@gmail.com.

Lissa Carvalho de Souza, Universidade Federal de Rondonópolis

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu-UFR) e Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Email: lissacarvalhosouza@gmail.com.

Giovanna Rodrigues Rebouças Martins, Universidade Federal de Rondonópolis

Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis. Email: giovannarrm@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Silveira Soares, R. A., Carvalho de Souza, L., & Rodrigues Rebouças Martins, G. (2024). “Mas você, aqui, é capaz de qualquer coisa, por ser tão ruim em tudo”: As relações intrafamiliares e intersubjetivas em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15545