A Representação Feminina no filme Capitã Marvel (2019):

um estudo de caso a partir da pesquisa de opinião

Autores

  • Thayline de Freitas Bernardelli thay_linefreitas@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá http://lattes.cnpq.br/5711001595654863
  • Pereira, Márcio José marcio.pereira@unespar.edu.br
    Universidade Estadual do Paraná Campus Campo Mourão

DOI:

10.29327/2410051.6.21-15

Resumo

A partir dos anos noventa, um número crescente de filmes, desenhos animados e quadrinhos, cujas personagens centrais são do sexo feminino, apresentam mulheres decididas, fortes e, por vezes, dotadas de poderes extraordinários. Apesar disso, a representação das mulheres também contempla outros estereótipos, como aqueles que envolvem os romances e desembocam em cenas envolvendo conquistas e sofrimento, caracterizada pela união entre a heroína e o galã. O filme Capitã Marvel (2019) procura romper com esse cenário, por apresentar uma personagem com uma personalidade forte e questionadora, que não necessariamente busca um relacionamento. Este artigo buscou analisar as representações da heroína Capitã Marvel para o público em geral, através de uma pesquisa exploratória de caráter quantitativa e qualitativo, por meio da aplicação de um questionário online, divulgado nas redes sociais para propagar a pesquisa e alcançar participantes. Consideramos o cinema uma instituição que possui a capacidade de perpetuar ou romper com padrões de gênero, pois utiliza as imagens como representações, assim sendo, é importante investigar as representações para aprendermos a resistir à sua influência e dominação, e subverter esses padrões. Posto isso, apontamos o filme Capitã Marvel (2019), enquanto importante representante feminino dos papéis das mulheres no cinema e na luta pela equidade de gênero.

Biografia do Autor

Thayline de Freitas Bernardelli, Universidade Estadual de Maringá

Formada em História pela Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos seguintes temas: Feminismo; Representação; Gênero e Cinema.

Pereira, Márcio José, Universidade Estadual do Paraná Campus Campo Mourão

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2017). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em História pela mesma universidade (2010). Professor do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST) da Universidade Estadual de Maringá . Leciona História Contemporânea (Século XIX/XX), História Pública e Ensino de História na graduação. Leciona História Pública e Ensino de História no PROFHIST. Tem experiência na área de Ensino de História, História Contemporânea, História do Brasil República, História do Paraná, principalmente nas décadas de 1930 e 1940. Atualmente desenvolve pesquisas no campo dos Direitos Humanos, História Pública e Ensino de História.. É membro dos grupos de pesquisa: Direitos Humanos e políticas de Memória (DIHPOM) [UFPR], sob coordenação da Profa. Dra. Marionilde Brepohl de Magalhães e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (UNESPAR) sob coordenação da Profa. Claudia Priori.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

de Freitas Bernardelli, T., & José Pereira, M. (2024). A Representação Feminina no filme Capitã Marvel (2019): : um estudo de caso a partir da pesquisa de opinião. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 352–381. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-15

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gêneros, Sexualidades e Cultura Pop