Rainha da Favela
Rupturas e Continuidades das Imagens de Controle na Estética Funk de Ludmilla
DOI:
10.29327/2410051.6.21-8Resumo
Em novembro de 2020, a cantora brasileira Ludmilla lançou o videoclipe “Rainha da Favela”, gravado na Rocinha (maior favela do Brasil). O videoclipe que acompanha a música de mesmo nome utiliza uma série de imagens de controle (COLLINS, 2020) para retratar mulheres negras. Dentre elas, uma das inspirações apresentadas no clipe foi captada durante um saque a um caminhão de refrigerantes que tombou na pista em 2009, que tem como imagem mais icônica uma mulher jovem jogando refrigerante no próprio corpo. Para compreender as iconografias relacionadas às mulheres negras da favela apresentadas pelo clipe musical, acionamos teórico-metodologicamente o conceito de “imagens de controle”, que diz respeito ao rótulo colocado em pessoas pretas ou racializadas, operador de ideologias sexuais que articulam racismo e sexismo; no caso específico do videoclipe, a imagem da hoochie, mulher negra hipersexualizada. Uma mulher negra, lésbica, empoderada, funkeira representa perigo às estruturas vigentes.
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