A drag queen e o gaymer como fissuras na cisheteronormatividade da cultura pop
DOI:
10.31560/2595-3206.2023.19.15532Resumo
A sociedade organiza o gênero de modo binário, pautado em um padrão cisheteronormativo, que se manifesta em múltiplas instâncias, a exemplo da cultura pop. Além da função de entretenimento, a cultura pop promove processos de subjetivação e debates políticos em várias dimensões, como gênero e sexualidade. A partir do reality show Rupaul’s Drag Race e o jogo digital League of Legends, produtos midiáticos da cultura pop, focalizamos as figuras da drag queen e do gaymer. Nesse sentido, este ensaio objetiva discutir sobre as figuras da drag queen e do gaymer como figuras que operam fissuras na cisheteronormatividade imposta. Para tal, promove-se um debate teórico, evocando autores associados à Teoria Queer, como Foucault e Butler, e autoras decoloniais, como Lugones, Oyěwùmí e Mombaça. Enquanto uma paródia de gênero, historicamente associada ao feminino, a drag queen desloca a ideia de um gênero original e unívoco, produzindo quebras na matriz de inteligibilidade cisheteronormativa, produzindo outras formas de corporificar o gênero. Além disso, a própria figura da drag é fissurada na medida em que se configuram novas formas de ser e fazer drag, que perpassam quem corporifica a drag, a mescla entre os gêneros masculino e feminino, bem como a extrapolação da drag como paródia de gênero, trazendo elementos do animalesco, monstruoso, mitológico, etc. Os gaymers fissuram a cultura de jogos digitais ao produzirem e compartilharem produções midiáticas feitas por fãs que incorporam representações de personagens LGBTQIA+ e situações em que subvertem o binarismo de corpos feminino e masculino. Observa-se que através da lógica de reprodução e subversão do modelo sexo-gênero hegemônico, a drag queen e o gaymer operam quebras que concretizam novas possibilidades de narrar e corporificar, trazendo uma potência de ruptura ao que é esperado culturalmente em termos de gênero e sexualidade e reivindicando espaços para as suas existências.
Palavras-chave: Drag queen. Gaymer. Cultura pop. Cisheteronomatividade.
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